domingo, 6 de abril de 2014

Tag "Aprendiz de Culinária" parte 2 !!!

Olá olá boa tarde meninas e meninos !!!
Como vão todos neste belo domingo preguiçoso? rsrs o meu começou meio-dia, HAHA me dei ao luxo de acordar esse horário depois de uma super analgesia, essa foi uma semana super conturbada com direito a ida à emergência, depois conto como foi, junto com fim de semana de pós, e fim de sábado com visita de amigos super queridos! Um casal (Jess e João), super maneiro que eu admiro muito muito muito, "ganhei" essa amizade junto com meu namoro! Legal néhh?! Conversamos, rimos e abusamos uns aos outros, eu adoro encontro de casais, rsrs ensinei alguns truques da minha culinária a ela, recebi uma ajudinha na receita e depois comemos quase tudo! #Deliciooous

Então hoje eu vim trazer para vocês a minha receita da minha comida preferida (momento uso de babador), gente eu sou loucona por panquecas, pode ser dia de comida baiana (minhaoutra comida preferida), no restaurante, mas se tiver panqueca eu vou comer umas quatro, rsrs 

Todas lembram como acontece a tag, confere? 
Não?!! o.O eu explico rs consiste numa postagem coletiva onde cada uma de nós participantes, fazemos receitas simples que amamos, durante os fins de semana e quando chegarmos no 5º fim de semana postaremos uma receita em comum, ansiosa para saber qual será, rsrs

Então agora chega de blá blá blá e vamos criar! =D

 

Passo1: Separar ingredientes

 
Massa: 500g de farinha de trigo
2 ovos
500ml de água
Meia xícara de óleo ou 2 colheres de sopa de margarina
Sal a gosto (cuidado com a hipertensão) =D

 
Recheio: 500g de carne moida
3 dentes de alho
1 tomate (cortado em cubos)
1 cebola (cortada em cubos)
Pouco tempero verde
Meio pimentão verde
1 colher de sopa rasa de tempero baiano (podem usar o completo que vende no mercado)
Óleo para rechear (usem pouco toda carne solta gordura)
Extrato de tomate
Meio tablet de caldo de carne

 
Molho: 1 cebola (cortada grosseiramente)
1 tomate (cortado grosseiramente)
Óleo para rechear temperos (use pouco também)
1 refil de molho pronto (para adiantar a vida) =P
Meio tablet de caldo de carne
1 lata de milho verde (odeio ervilhas, mas podem colocar também)


Tudo separadinho aí também?? Mão na massa agora!! =D

Comecei pela carne, misturando o tempero baiano e o alho cortado miudinho (deixa ela repousar), mas para adiantar em panelas separadas coloquei o óleo na panela e a cebola para dourar, depois disso acrescentei o tomate de cada um, vai mexendo em fogo baixo, para não queimar ok?! Na panela da carne pode acrescentar os outros temperos quando parecerem esbagaçados você acrescenta a carne (depois de seu repouso), vai mexendo até ela mudar de vermelho para marrom, rsrs nesse meio tempo ela vai soltando sua água, por isso não é necessário pôr mais água, isso chama-se, rechear a carne ;P depois disso põe o tablete de caldo de carne ele vai derreter e um pouco de extrato, até ficar "corada" a carne, acrescente sal somente se necessário, e a metade ou pouco menos da lata de milho verde, ervilha e afins, lembre sempre que a receita é sua, pode acrescentar o que quiser no recheio!!



 Enquanto isso... faz de conta que você não esqueceu da panela do molho e está tudo ok lá dentro, cebola recheada (ela murcha), coloque o tomate e continue a mexer até parecer que esbagaçou, desliga o fogo e bate no liquidificador, com meio copo de água.


Depois de batido volta para a panela não precisa mais de óleo ok?! Agora você põe o caldo de carne ou de frango e o molho pronto, e mexe para misturar, depois é só pôr milho verde e afins que quiser acrescentar, experimenta o sal e se necessário coloque mais.



Agora você já tem uma receita de carne moída e molho de tomate! =D

Vamos a la massitaaaa!! (Adoooooro)

No liquidificador coloque o leite ou água, a farinha, a margarina ou óleo, o sal e ovos (quebre-os em um copo, vai que tá podre?!) kkkk E é só bater, a massa precisa ficar homogênea e cremosa, diferente da panqueca americana, pois ela mais fininha fica mais saborosa!



Agora vamos assar...
Uma frigideira teflonada é a melhor, muito prática, não gruda e basta uma colher de chá de óleo só para umedece-la na primeira panqueca, coloque um pouco de massa de forma que fique uma quantidade rasa no fundo da frigideira e faça um movimento circular na frigideira para espalhar esqueci de tirar foto,  ela vai começar a soltar dos lados, com uma espátula de ponta achatada você pode ajudar, sacode (delicadamente) a frigideira para conferir se soltou, depois é só virar para que os dois lados fiquem bem assados, (para se amostrar jogue para cima tentando aparar) rsrs transfira a massa assada para um prato raso e chame sua amiga que vai servir de cobaia para enrolar, de recheio basta uma colher de sopa em cada uma, eu prefiro elas finas para comer várias o.O e enrola como um charutinho, arrumando-as em uma refratária, lado a lado, quando não houver espaço coloca molho por cima, sem economia ok?! =P as outras pode colocar acima dessas e fazendo o mesmo procedimento até que acabe a massa!




Nota 1: Pode polvilhar queijo parmesão ralado para enfeitar, daí precisa levar ao forno para gratinar, eu uso água pela minha intolerância a lactose, leite tem gosto de que mesmo? rsrs faz o molho com acréscimos que quiser, pode enfeitar muito rsrs

Nota 2: Essa porção deu para 6 pessoas comerem direitinho e ficarem felizes, sobrou para os sogrinhos no outro dia, eles amaram!

E aí curtiram? Quem vai fazer? Quem ama panquecas?

Dá uma passadinha no blog das outras aprendizes e confere as receitinhas deli deli!!




JéssicaJúliaThaísJennyLariBabiCarolCynCecy e Jess !!!


Beijocas estaladas! :**

4 comentários:

  1. huahuahauhuaha, ainda bem q nao rolou a montagem sacana com a minha mão!!
    acho q só eu vou entender a parte do ovo!!
    anyway a panqueca tava boa demais!! nhami nhami!!
    vamos fazer outra depois!
    beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh várias risadas, cara vc é muito divertida, tão bom conhecer mais as amigas,
      já faz parte da minha agenda viu! Mil outras, vamos mesmo e outras receitas também!
      Beijoooos

      Excluir
  2. Ai que delíciaaaaaaaaaa!!! Parece bom de mais! Eu quero! <3
    Eu acabei me perdendo e não fiz na semana passada hahaha as coisas estão corridas por aqui. No próximo fds vou estar viajando, mas vou tentar postar o que cozinhei hoje.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jen legal te ver aqui de novo! Ahhh eu amo panquecas do fundo do meu coração rsrs estavam deliciosas essas, eu gosto de joga lá massa pra cima também! Poste mesmo que estou de olho lá viu!

      Beijos

      Excluir

Obrigada pela visitinha e pelo rabisco, espero você de volta! :D